Menu auxiliar

Entre os dias 07 e 10 de agosto, acontece a quinta edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Macaé. O objetivo é inserir Macaé no roteiro gastronômico nacional, e divulgar a importância da gastronomia como destino turístico para o município, que tem uma população de mais de 200 mil habitantes.

Postado em 31/07/14
Segunda temporada da série de encontros será conduzido pela historiadora Ana Roldão

Historiadora Ana Roldão, pesquisadora das artes da mesa, é a anfitriã da segunda temporada do evento que une comida e litertatura, no Centro Cultural da Justiça Federal

Postado em 31/07/14

O jornalismo gastronômico é um dos temas do jornalismo cultural que mais vem crescendo no Brasil. Em agosto, a Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) inaugura o curso de extensão em jornalismo gastronômico, que tem como objetivo apresentar o panorama deste segmento jornalístico no Brasil; situar historicamente o surgimento da comunicação voltada para a gastronomia, e a importância para a consolidação da cultura alimentar; além de estimular e encorajar a reflexão sobre o impacto cultural dos alimentos na contemporaneidade. 

Postado em 24/07/14

Até a próxima sexta-feira, dia 01 de agosto, podem se inscrever  produtos e alimentos cultivados no território fluminense que estejam de acordo com os critérios do prêmio e das 10 categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas e Patê, Doces e Compotas...

Postado em 23/07/14

O historiador Enrique Rentería dará início a nova turma do curso de extensão Design e Tradição na Gastronomia, que vai abordar emas da história, da cultura e da arte, associadas à produção e consumo de alimentos

Postado em 23/07/14

“Palavras e comida vêm da mesma substância. Elas nascem da mesma mãe, a fome”, assim explica o escritor Rubem Alves, que faleceu no último dia 19 de julho. Ele evidencia a relação intrínseca entre cozinhar e escrever. Pela primeira vez na 12ª Festa Literária de Paraty, que acontece de 30 de julho a 03 de agosto, essa ideia ganha sustância na mostra Cozinhando com Palavras. O evento será realizado na Casa Literária e Gastronômica, uma parceria do Senac e da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Postado em 23/07/14

O jornalista, escritor e ativista alimentar Michael Pollan virá pela primeira vez ao Brasil participar da Festa Literária de Paraty, que será realizada entre 30 de julho e 3 de agosto.

Postado em 23/07/14

A segunda edição do Maravilhas RJ traz uma categoria dedicada à Cerveja produzida no território fluminense. Carioca de Vila Isabel, Noel Rosa foi um  notável apreciador da bebida. Sua preferida era a Cascatinha, produzida pela Companhia Hanseática, localizada na Rua José Higino, 115, na Tijuca. Em 1941, a cervejaria foi adquirida pela Brahma e funcionou naquele edifício até a década de 1990. Hoje, o espaço é ocupado pelo supermercado Extra. Abaixo, um texto escrito pela jornalista Vanessa Moraes sobre os hábitos do compositor e sua ligação com a cerveja. 

Postado em 15/07/14
banner divulgação
Até o dia 25 de julho estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro (Maravilhas RJ). Cada candidato poderá inscrever alimentos ou produtos de acordo as categorias
Postado em 15/07/14
CADEG

Com as temperaturas mais baixas, as panelas estão a todo vapor no mercado municipal do Rio de Janeiro CADEG, no bairro de Benfica.  De 18 de julho a 2 de agosto, o mercado realiza o primeiro Festival de Inverno com  receitas que aquecem o paladar e confortam o corpo e alma. Os bares, restaurantes e empórios oferecem cardápio especial, degustação,  e menus completos harmonizados com vinhos ou cervejas  artesanais.

Postado em 15/07/14

Páginas

Compartilhe:

Deguste as últimas novidades sobre o Maravilhas RJ

Facebook

Instagram

Tags Populares