Menu auxiliar

Consultora em Doce e Compotas, a historiadora Ana Roldão apresenta a relação da comida e o sagrado na abertura da segunda temporada do Degustando Palavras. O evento que traz temas da gastronomia relacionados com a literatura, arte e a história é realizado pela Babilônia Cultura Editorial.

Postado em 28/08/14

O segmento de alimentação saudável é uma das maiores tendências globais. Comer tornou-se uma tarefa complexa, que envolve múltiplas dimensões: ambiental, ética, política, social e cultural. Com a proposta de conhecer, mapear e identificar os atores envolvidos no segmento de alimentos de qualidade no Rio de Janeiro, o curso de extensão “Gastronomia, Orgânicos e Alimentos Saudáveis: negócios sustentáveis”, da PUC-RIO inicia a primeira turma no dia 29 de setembro.

Postado em 28/08/14
Alunos de gastronomia dos campus Tom Jobim e Praça XI da Estácio conhecem o prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro em sala de aula.

O prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro apresentou o projeto aos alunos de gastronomia nos campus da universidade Estácio Tom Jobim, na Barra,  e Praça XI, no Centro. A parceria foi estabelecida por meio da coordenadora do curso Cláudia Fortes, também consultora na categoria Cafés no Maravilhas RJ. A iniciativa foi apresentar aos alunos do curso de gastronomia o Maravilhas RJ, cujo objetivo é conhecer e valorizar o território fluminense por sua produção de alimentos e sua gastronomia.

Postado em 28/08/14
À Moda Antiga (releitura  do old fashioned)

Os produtos finalistas do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro foram selecionados pela nossa equipe com a colaboração de consultores especialistas. Representam uma mostra da cartografia culinária do território fluminense em 10 categorias. Mas será que todos conhecem bem os produtos para votar com propriedade? Com essa dúvida na cabeça elaboramos uma forma de ir apresentando criativamente os participantes. Nada melhor para conhecer um produto do que degustá-lo! Então convidamos profissionais para preparar receitas exclusivas para o Maravilhas RJ.

Postado em 22/08/14

20.08.2014
O quanto de alimento é descartado em mercados, feiras e restaurantes de todo o planeta? São 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo por ano segundo o relatório divulgado em 2013 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o que gera custos de 750 bilhões de dólares à economia mundial.

Postado em 21/08/14

No dia 20 de agosto comemora-se o Dia da Cozinheira, data em que nasceu a doceira e poeta goiana Cora Coralina. Foi a própria quem sacramentou a data.  No poema “Todas as vidas”, ela declara: “vive em mim a mulher cozinheira/ Pimenta e cebola/Quitute bem feito/Panela de barro/Taipa de lenha/Cozinha antiga". Aos 76 anos Cora extravasou sua paixão por escrever ao publicar seu primeiro livro Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais.

Postado em 18/08/14

No dia 23 de agosto, acontece o bate-papo com blogueiros no evento Rio Gastronomia, promovido pelo jornal O Globo. A crítica de gastronomia Luciana Fróes recebe os jornalistas Pedro Landim, do blog Boca no Mundo; Juliana Dias, do site Malagueta – palavras boas de se comer; Paco Torras, do Bistrô Carioca; e  restauranteur Cristiana Beltrão, do restaurante Bazzar, que assina o blog Cris Beltrão.

Postado em 15/08/14
Cachaças de Paraty

Em Paraty, acontece o 32º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores com abertura oficial no dia 14 de agosto  na Casa da Cultura de Paraty. São seis alambiques da região além da cerveja Caborê  que representam a tradição gastronômica da cidade colonial no prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio  de Janeiro.

Postado em 14/08/14

São 107 produtos que concorrem ao título de Maravilha Gastronômica do Estado do Rio de Janeiro. A votação está aberta no site oficial que vai até 31 de outubro. Vote na sua maravilha!

 

Postado em 12/08/14

De 14 a 24 de agosto, acontece o Rio Gastronomia, evento promovido pelo Jornal O Globo, que reúne programação cultural variada com cinema, música, artes e aulas de culinária para todas as idades. O evento acontece no Jockey Club, na Gávea. Consultores, finalistas e membros da Comissão Organizadora do prêmio Maravilhas RJ participam das atividades do principal evento gastronômico da cidade.A décima primeira edição do Circuito Rio Show de Gastronomia será realizada durante dois finais de semana, de 15 a 17; e de 22 a 24 de agosto.

Postado em 11/08/14

Páginas

Compartilhe:

Deguste as últimas novidades sobre o Maravilhas RJ

Facebook

Instagram

Tags Populares