Menu auxiliar

Quarta edição do prêmio Maravilhas RJ - 2016

ter, 16/08/2016 - 13:39 | logomotiva

Estão abertas as inscrições Inscrições encerradas para a quarta edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da premiação, como sempre, é dar visibilidade e mapear a produção gastronômica fluminense de qualidade. O Maravilhas RJ tem o compromisso de valorizar quem planta e/ou produz no território, lugar de sabor, memória e saber.

Este ano são 15 categorias: Da Água, Cachaças, Cafés, Cervejas Lager, Cervejas Ale, Conservas, Doces, Geleias e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos de leite de vaca e búfala, Queijos de leite de cabra e ovelha, e Da Terra. Além

de ampliar as categorias (foram 12 no ano passado), outra novidade é em relação à avaliação do prêmio. Em 2016, o voto dos consultores/colaboradores de cada categoria, que escolhem os vencedores a partir da degustação dos produtos finalistas, terá peso 9. O voto popular pela Internet terá peso 1. No voto dos consultores deverá ser levado em consideração a harmonia entre o sabor, a apresentação do produto com o contexto social, histórico, econômico e cultural.

Podem se inscrever agricultores familiares, cooperativas, empreendedores individuais e agroindústrias. Os produtos inscritos devem ser produzidos e/ou fabricados no Estado do Rio. Os apreciadores dos produtos fluminenses também podem indicar/inscrever seus tesouros culinários, que serão avaliados pela Comissão Organizadora e pelos nossos Consultores.

A ideia é garimpar produtos com excelência no Estado, mas que não estão no circuito gastronômico da cidade do Rio de Janeiro. Com a mobilização de consumidores, produtores, profissionais e especialistas, o prêmio pretende mapear, valorizar e divulgar os sabores escondidos que devem estar mais presentes à mesa, nos restaurantes, nas feiras e mercados da cidade.

Só serão avaliados os produtos que forem apresentados para a degustação dos consultores, em dias e locais que serão anunciados oportunamente. Como no ano passado, as categorias Da Água e Da Terra não terão degustação dos consultores, pois o critério de avaliação será pelo conjunto da produção.

Só serão aceitas inscrições de produtos que atendam aos critérios de participação.

A lista dos finalistas será divulgada em breve.

Os vencedores serão eleitos pela soma da avaliação do consultor com o resultado do voto popular. O anúncio dos vencedores será feito durante a cerimônia de premiação, que será realizada em dezembro.

Participe, indique e eleja os produtos do Estado do Rio de Janeiro no Prêmio que valoriza a cultura do gosto regional.

Saiba mais sobre os critérios do Maravilhas RJ: http://projetomaravilhas.com.br/o-premio/criterios-gerais

 

O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro, este último publicado pela Editora Senac Rio.

Categoria: 

Compartilhe:

Deguste as últimas novidades sobre o Maravilhas RJ

Facebook

Instagram

Tags Populares