Menu auxiliar

Premiação revela as 12 maravilhas gastronômicas do Estado do Rio

sex, 04/12/2015 - 16:28 | logomotiva

Terceira edição do prêmio Maravilhas RJ recebeu mais de 40 mil votos populares

Na noite da última quinta-feira, dia 3, foram revelados os vencedores do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro – 2015, em festa realizada no Palácio Guanabara, sede do Governo fluminense. O evento contou com a apresentação da atriz Juliana Martins e da chef Flávia Quaresma, que anunciaram os 12 tesouros culinários mais votados, em cada categoria, entre os mais de 130 partiicipantes distribuídos em 50 municípios.

Os produtos da região serrana apareceram com destaque na edição deste ano, levando o prêmio em sete das 12 categorias. Os vencedores foram: Da Água – Vieiras (Ilha Grande/Angra dos Reis), Cachaças – Coqueiro Ouro (Paraty), Cafés – Tassinari Reserva Especial (São José do Vale do Rio Preto), Cervejas – Ranz Capineira (Lumiar – Nova Friburgo), Conservas – Mini berinjelas recheadas com nozes da Arte em Conservas (Vale das Videiras - Petrópolis), Doces e Compotas – Geleia de morango da Doçuras da Suely (Nova Friburgo), Embutidos – Linguiça de lombinho da Defumados Friburgo (Nova Friburgo), Laticínios – Iogurte de leite de búfala do Rancho Lo Buono (Secretário - Petrópolis),  Mel – Mel silvestre do Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo), Queijos – Queijo de ovelha curado tipo amanteigado do Sítio Solidão (Miguel Pereira), Pastas e Patês – Patê de fígado de aves da Green Man Farm (Inconfidência – Paraíba do Sul), e Da Terra – Banana agroecologica (Vargem Grande, Rio de Janeiro). Ao todo, os finalistas receberam cerca de 40 mil votos populares, que tiveram peso 3 na disputa, além dos votos dos consultores do projeto, que tinham peso 7.

Também foram conhecidos os vencedores dos prêmios especiais escolhidos pela equipe de consultores do prêmio. Participaram desta disputa personalidades e instituições de diferentes segmentos, que atuam com o fortalecimento, divulgação e valorização da gastronomia fluminense. O vencedor do prêmio Instituição foi o Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal, formado por trinta famílias de Petrópolis e dos municípios do entorno, pioneiro em produção orgânica no Estado e comercializa mais de 120 variedades de alimentos de modo sustentável. Já o prêmio Personalidade foi para Teresa Corção, chef do restaurante O Navegador e presidente do Instituto Maniva, que busca aproximar consumidores e produtores, articulando uma rede de cozinheiros e profissionais ligados à gastronomia.

“A cada ano que passa vemos que estamos contribuindo, cada vez mais, para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado, por intermédio da sua produção gastronômica, e valorizando e difundindo a cultura do gosto regional, que é a nossa principal meta”, diz o jornalista Chico Junior, idealizador do prêmio. Chico é escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”.

O projeto tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do SENAC RJ e Supermercados Zona Sul, além do apoio da Fecomércio RJ.

Resumo

Vencedores Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio – 2015

Da Água – Vieiras (Ilha Grande/Angra dos Reis, Costa Verde)

Cachaças – Coqueiro Ouro (Paraty, Costa Verde)

Cafés – Tassinari  Reserva Especial (São José do Vale do Rio Preto, Região Serrana)

Cervejas – Ranz Capineira (Lumiar – Nova Friburgo, Região Serrana)

Conservas – Mini berinjelas recheadas com nozes da Arte em Conservas (Vale das Videiras - Petrópolis, Região Serrana)

Pastas e Patês - Patê de fígado de aves da Green Man Farm (Inconfidência, Paraíba do Sul)

Doces e Compotas – Geleia de morango da Doçuras da Suely (Nova Friburgo, Região Serrana)

Embutidos – Linguiça de lombinho da Defumados Friburgo (Nova Friburgo, Região Serrana)

Laticínios – Iogurte de leite de búfala do laticínios do Rancho Lo Buono (Secretário - Petrópolis, Região Serrana)

Mel – Mel silvestre do Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo, Região Serrana)

Queijos – Queijo de ovelha curado tipo amanteigado do sítio Solidão (Miguel Pereira, Centro-Sul Fluminense)

Da Terra – Banana agroecologica (Vargem Grande, Rio de Janeiro)

Prêmios especiais

Instituição - Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal (Petrópolis, Região Serrana)

Personalidade - Teresa Corção (Instituto Maniva)

Compartilhe:

Deguste as últimas novidades sobre o Maravilhas RJ

Facebook

Instagram

Tags Populares