Menu auxiliar

Apresentação

Início | O Premio | Apresentação

Apresentação

seg, 23/06/2014 - 10:52 | logomotiva

Sempre com o objetivo de valorizar a cultura do gosto regional, o prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro chega à quarta edição, em 2016. O compromisso é dar visibilidade e mapear a produção gastronômica fluminense de qualidade. Assim, a premiação reconhece quem planta e produz no território, lugar de sabor, memória e conhecimento.

Esta edição cresceu e são 15 as categorias (foram 12 no ano passado), definidas a partir do contexto sócio-econômico, ambiental, histórico e cultural do Estado: 

  1. Da Água;
  2. Cachaças;
  3. Cafés;
  4. Cervejas Especiais Ale;
  5. Cervejas Especiais Lager;
  6. Conservas;
  7. Doces;
  8. Embutidos;
  9. Geleias e Compotas
  10. Laticínios
  11. Mel
  12. Pastas e Patês
  13. Queijos de Leite de Búfala e de Vaca
  14. Queijos de Leite de Ovelha e Cabra
  15. Da Terra

Além da premiação dos produtos, o Maravilhas RJ homenageia a Instituição e a Personalidade que se destacaram entre o ano de 2015 e 2016 no segmento gastronômico fluminense, que serão escolhidos pelos consultores/colaboradores e Comissão Organizadora.

Os critérios de seleção e avaliação são sempre aprimorados. Como no ano passado (2015), cada produtor poderá inscrever um produto para cada categoria e, assim, participar de quantas categorias quiser. Por exemplo, um tipo de queijo, um sabor de conservas, uma qualidade de cerveja ou cachaça. A exceção é para Da Terra e Da Água, pois será considerado o conjunto da produção.

Na avaliação, além do voto popular pela internet, os finalistas de 13 categorias serão submetidos à avaliação dos consultores/colaboradores por intermédio de degustações, à exceção de Da Água e Da Terra. Esta avaliação – que será feita em locais a serem divulgados - terá peso 9 e o voto popular receberá peso 1. Os vencedores serão eleitos levando-se em consideração o sabor, o contexto social, histórico, econômico e cultural, além do conhecimento dos consultores para cada categoria. 

O prêmio acontecerá em três etapas: 

Julho/Agosto - Divulgação da lista de indicados previamente selecionados pela Comissão Organizadora com a abertura para novas inscrições do público e indicação dos  consultores.

Setembro e Outubro - Divulgação da lista de finalistas, Votação Popular pela internet e período de degustação para os consultores.

Dezembro - Cerimônia de premiação 

O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”.

Compartilhe: