Menu auxiliar

Indicados Personalidade

Início | Prêmios Especiais | Indicados Personalidade
Deise Novakoski

Sommelière e bartender, Deise Novakoski,  nas últimas quatro décadas, participou ativamente da construção da cultura do gosto. Dando aulas, palestras, e atendendo às mesas e balcões de renomados restaurantes do Rio de Janeiro. Deise tornou-se conhecida em todo o Brasil por ser apresentadora do quadro Líquido e Certo e do programa Menu Confiança, ambos no canal GNT. De 2006 até janeiro de 2015, foi titular da coluna “Três doses acima”, publicada semanalmente no Rio Show do jornal O Globo.Atualmente está à frente do projeto do Museu da Cachaça a ser inaugurado do Rio de Janeiro.

Deise dirigiu e coordenou o 1º Concurso de Cachaças do Rio de Janeiro, realizado pela Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj). É membro da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS); da Associação Internacional de Sommeliers (ASI); da Academia Brasileira da Cachaça, onde ocupa a cadeira número 16; da Associação Brasileira de Whisky; da Confraria de Cachaça Copo Furado e da Associação Internacional de Bartenders.

Francisco Caldeira
Consea-Rio

Agricultor do município do Rio de Janeiro, em Vargem Grande, foi um dos fundadores da Agrovargem (Associação de Agricultores Orgânicos de Vargem Grande).  Francisco é uma voz ativa e mobilizadora não só de agricultores, mas de pessoas que se interessam em conhecer melhor os alimentos que colocam no prato, principalmente em sua cidade. Hoje, ele é presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio (Consea-Rio). É o primeiro agricultor a presidir  o Consea no Estado, uma conquista para a discussão de Segurança Alimentar e Agricultura Familiar.

José Hugo Celidônio

Sua trajetória se confunde com a história gastronômica do Rio de Janeiro. Celidônio testemunhou a descoberta da gastronomia pelo carioca. Na década de 80 foi um dos ícones de uma geração de profissionais que entendeu a necessidade de suprir a ausência de ingredientes de qualidade com a criatividade e a valorização de produtos da nossa terra. Trouxe chefs franceses para Rio, iniciou os cursos de culinária em seu restaurante Club Gourmet, em Botafogo, e publicou livros de receitas. Semanalmente, assina uma coluna na Revista, do jornal O Globo.

Maria Bernadete Montesano
Rede CAU

Jornalista de formação e agricultora, Maria Bernadete Montesano integra a Rede Carioca de Agricultura Urbana e é militante da agroecologia no Rio de Janeiro com atuação na zona oeste da cidade. Na Rede CAU,  está representada através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cecília Meirelles, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Tem papel fundamental na Rede pela valorização das tradições  alimentares das comunidades, na defesa dos quintais produtivos e hortas urbanas ao  reivindicar um outro modelo de desenvolvimento agrícola dando visibilidade aos agricultores camponeses urbanos  e sua inserção em espaços políticos estratégicos.

Maria Emília Pacheco
Consea Nacional

Presidenta do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Maria Emília é antropóloga e tem uma trajetória de luta pelo direito humano à alimentanção adequada, articulada com as áreas da saúde, cultura e meio ambiente. Foi conselheira do Consea Nacional desde 2004 até assumir a presidência em 2012. Ela integra a Federação de Órgãos de Assistência Social e Educacional (Fase), ONG estabelecida no estado do Rio de Janeiro,  o Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Maria Emília integrou a equipe que implantou o Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan) em Minas Gerais. É anistiada política desde maio de 2009.

Míriam Langembach
Rede Ecológica

Cofundadora da Rede Ecológica, primeiro grupo de compras coletivas do município do Rio de Janeiro, fundada em 2001 junto com Elizabeth Linhares. Miriam é educadora ambiental e uma militante na luta em favor da aproximação entre consumidores e produtores locais.

Monica Rangel
Brasil à Mesa

Chef do restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá, Monica é idealizadora do Festival do Pinhão. Há 22 anos, o evento é reconhecido nacionalmente por reunir chefs de todo o país e promove um concurso gastronômico que valoriza o pinhão, fruto encontrado na região de Mauá. Em 2012 fundou a Associação Brasil à Mesa, como objetivo de promover a diversidade da gastronomia brasileira no exterior.

Regina Tchelly
Favela Orgânica

Fundadora do projeto Favela Orgânica, criado em 24 de setembro de 2011, na comunidade da Babilônia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O objetivo de Regina era ensinar aos moradores da região a aproveitarem seus alimentos. A iniciativa dessa paraibana empreendedora foi para além de sua comunidade. Regina e sua equipe oferecem oficinas de aproveitamento de alimentos, hortas e compostagem. Já ganhou diversos prêmios, entre eles, o da Aliança Empreendedoras da Comunidade do Brasil e Mulher de Negócios, do Sebrae.

Teresa Corção
Instituto Maniva

Chef e presidente do Instituto Maniva, desde 2002 Teresa empreendeu uma missão em busca de aproximar consumidores e produtores, articulando uma rede de cozinheiros e profissionais ligados à gastronomia. É também chef embaixadora do SENAC RJ, diretora de sustentabilidade do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).  

Compartilhe: